Financier Academy

  /  Insight Financier   /  Um mundo em abundância, é possível ?

Um mundo em abundância, é possível ?

Para quem está acostumado ao mundo natural que vivemos, onde a escassez é sinônimo de dia-a-dia, o conceito abundância, naturalmente é o oposto direto à escassez. Afinal de contas, todos os dias trabalhamos e vivemos em um globo onde a escassez natural de produtos e serviços movimentam os valores capitalistas a que somos tendenciados no dia-a-dia, quanto mais você tem laranja na sua plantação, é natural que você irá vender o menor preço possível para que escoe a venda, pois se você não vender, claro, ela vai estragar, então melhor vender, mesmo que seja a um valor mais baixo, por outro lado, se a sua produção de laranja está escassa, é natural que você venda por um preço maior, até mesmo para bancar todos os custos da sua colheita e também te gerar lucro. Nada mais natural que isso.

Porém, podemos estar vivendo a quebra de um momento que é a transformação do mindset de escassez para o mindset de abundância. A partir do momento que temos as produções de itens básicos de vida para o ser humano, em escala, baixo custo e acessivel, temos um mundo mais abundante em funcionamento. Na prática o que estou querendo dizer é por exemplo o sentido de posse que ainda temos (por pouco tempo), de bens ativos como casa e carro. Acabo de ler uma notícia onde a empresa italiana XEV em conjunto com a empresa de impressão em 3D Polymaker, estão desenvolvendo um carro elétrico impresso em 3D (ate então não é tão novidade assim), porém com possibilidade de impressão em larga escala.

Imagine um carro que agora pode ser impresso (por enquanto apenas com algumas empresas com acesso a esta impressora porém futuramente pode ser disponibilizado para as pessoas), em apenas 3 dias. Os caras conseguiram diminuir a quantidade de peças plasticas do modelo anterior de 2.000 para apenas 57 peças, ou seja, a rapidez, a escala, vai tornar o acesso ao carro, que é leve e não tem tanta potencia, mais acessível por preços para uma população que antes não tinha acesso a carro. Porém se levarmos essa idéia para aplicativos de carro como Uber, esse compartilhamento irá diminuir e muito mais o custo de transporte.

Semana passada também em outra reportagem, uma empresa desenvolveu uma impressora 3D onde uma casa de 4 cômodos, pode ser construida em apenas 10 dias, sim 10 dias, e com um custo aproximado de US$10.000,00. Imagine então que estamos com custos extremamente baixos para itens que até então não eram acessiveis para as pessoas, pura e simplesmente baseado na estrutura da escassez e agora com a possibilidade de disponibilidade ela se torna abundante, tão abundante que talvez o sentido de posse de um carro ou de uma casa se torne cada vez mais desnecessário e possamos ter uma abundancia de recursos.

Imaginando que temos outras solucoes nos campos de saúde, ensino, agro entre outros, a abundancia de recursos pode estar cainhando a passos largos para resolvermos o problema de acesso humano ao básico.

E seguindo essa linha, o Blockchain, tecnologia por trás de criptomoedas como o Bitcoin, pode auxiliar e muito para que tenhamos uma abundância de recursos bem mais distribuídas.

Vale muito a pena refletir se o conceito de abundância não se torna cada vez mais real excluindo o conceito de escassez que vivemos hoje.

Leave a comment

User registration

Reset Password