Financier Academy

  /  Insight Financier   /  Pirâmide Financeira

Pirâmide Financeira

Nos últimos tempos, vimos alguns novos casos de pirâmide financeira acontecerem pelo Brasil. Aqui em Goiás, existiram casos conhecidos como o Boi Gordo e Avestruz Master. As últimas pirâmides financeiras descobertas no Brasil foram na Bahia, onde o foco era resultados em jogos de futebol, e em Goiás, o foco da quadrilha era com ganhos financeiros em cima de moeda virtual. Afinal, o que significa pirâmide financeira e como podemos identificar este golpe?

Geralmente, estas ofertas acontecem quando oferecem investimentos que exigem baixo valor de aplicação, baixo risco e que tenham um altíssimo retorno. O lucro deste tipo de “aplicação” vem da inclusão de novas pessoas abaixo de você, na quais também aplicarão seus recursos. E, com isso, formar-se-ão vários níveis de investidores. Contudo, esta cadeia não é sustentável, pois em algum momento o valor aplicado pelos novos integrantes da pirâmide não será suficiente para pagar a rentabilidade prometida inicialmente aos demais participantes. No mercado financeiro, qualquer investimento que ofereça uma alta rentabilidade, o investidor terá que correr grandes riscos. Mesmo assim, esta rentabilidade esperada é uma expectativa e não uma, pois uma rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Uma alternativa de pirâmide aplicada atualmente está ligada ao marketing multinível. Esta modalidade é uma forma de ocultar o formato da pirâmide, mas é legal e seus participantes se remuneram através de comissões geradas com vendas de produtos, mas não ganham somente com a inclusão de novas pessoas.

Não existe uma aplicação que proporcionem rentabilidades muito maiores que as mais tradicionais (CDB, títulos públicos, ações, etc). Portanto, ao receber uma proposta de investimento deste tipo, fiquem MUITO atentos.

Existem algumas maneiras de se precaverem contra este golpe, são elas:

  1. Procure saber maiores informações sobre a empresa ofertante da aplicação;
  2. Veja se o profissional oferecer qualquer aplicação tem certificação do mercado financeiro e se é vinculado à alguma instituição financeira;
  3. Desconfie de ofertas que proporcionam altos retornos e de baixo risco;
  4. Todo investimento tem risco (inclusive a caderneta de poupança). Então, entenda todos os riscos envolventes na operação;
  5. Peça todos os documentos da aplicação. Caso a empresa ofertante tenha um documento prévio, solicite para fazer maiores pesquisas;
  6. Portanto, se algum dia deparar com a oferta de um investimento com baixo valor, baixo risco e alta rentabilidade, não faça, pois certamente trata-se de uma pirâmide financeira.

Leave a comment

User registration

Reset Password