Financier Academy

  /  Business   /  Palestra sobre Mercado Financeiro e Investimentos

Palestra sobre Mercado Financeiro e Investimentos

Palestra sobre Mercado Financeiro e Investimentos

Na terça-feira 10 de março de 2020, Gilvan Bueno Costa, fundador da Financier Academy ministrou a palestra Mercado Financeiro e Investimentos, no Auditório do Sebrae do Centro do Rio. Em uma hora de conversa, Gilvan convidou a plateia a refletir sobre mercado financeiro, alternativas e opções de investimento e expectativas em relação ao crescimento e situação do Brasil no mercado mundial.

A palestra foi uma iniciativa do Programa Sebrae de Inteligência Setorial, criado pela Sebrae/RJ, com o objetivo de oferecer às micro e pequenas empresas o conhecimento indispensável para a base de um crescimentos sustentável. Para isso, com uma vivência de mais de 11 anos no mercado de capitais, Gilvan apontou quais são as principais possibilidades de investimento no ano de 2020 e destacou os acertos e os erros dos brasileiros quando o tema é comportamento e finanças.

Cenário Macroeconômico

O Brasil integrava junto com a Rússia, Índia e China, um grupo de países de economia “emergente”, conhecido como BRIC, termo forjado pelo economista inglês Jim O’Neil e estava na mira de empresas e investidores mundiais. Contudo, depois de quatro anos de redução de PIB (de 2014 a 2017), o país perdeu o status e voltou a ser considerado “submergente”. Hoje a aliança estratégica global se resume aos RICs (Rússia, Índia e China). Mas, como o Brasil vem orientando sua economia nos últimos anos? E como estas estratégias influenciam no bolso dos pequenos e micro empresários no país?

Essas são as questões com as quais os investires vêm se debatendo no início de 2020. E vêm buscando uma resolução saudável para as flutuações do mercado. A edição de 22 de janeiro da revista Exame começou o ano ouvindo especialistas e estudiosos para saber Onde investir em 2020. Sendo assim, temas como o potencial de crescimento brasileiro, os avanços dos investimentos no ambiente brasileiro, o cenário de riscos de 2020, evolução de mercado de capitais e os negócios de impacto social estão na mira dos principais especialistas em finanças no Brasil e no mundo.

Gilvan reiterou que apesar da crise do petróleo e do pânico nas Bolsas aumentarem o medo da recessão global, do aumento do preço dos combustíveis e do desequilíbrio causado por situações climáticas ou falta de água potável, o brasileiro médio ainda pode encontrar formas de poupar e investir. A chave está em duas palavras mágicas: comportamento e finanças.

Sugestão de leitura: Finanças comportamentais, Aquiles Mosca, Editora Campus Elsevir, 2008, 160 p.

Leave a comment

User registration

Reset Password