Financier Academy

  /  Insight Financier   /  FOMO – Fear of Missing Out – Medo de estar de fora

FOMO – Fear of Missing Out – Medo de estar de fora

Minha nossa, mais um conjunto de sopa de letrinhas para entrar em nosso dicionário. Eu também sou horrorizado com esse tipo de coisa. Por estar envolvido com cervejas também além de tecnologia, imagine quando vamos fazer referências a um novo estilo como New England Double Indian Pale Ale, e daí chamamos de NEDIPA, fica complicado demais no dia a dia termos que lidar com essas sopas de letrinhas, mas prometo que essa me chamou mais atenção do que a ultima que recebi de cerveja e prefiro não contar agora :-).

Essa expressão é um tanto quanto importante pelo momento que estamos vivendo dessa revolução doida de nossa era. Não tem jeito, todos nós já percebemos que estamos vivenciando um momento especial, onde tudo acontece ao mesmo tempo, cada dia temos uma novidade disruptiva, tecnológica ou inovadora. É AI (Artificial Inteligence), IOT (Internet of Things), GMO (Genetically Modified Organism) e daí por diante nessa sopa de letrinhas.

Porém o mais interessante é que tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo e tudo interconectado. Já pararam para perceber isso? Antes o AI estava de um lado, com as empresas desenvolvendo isso, bem longe, em outro lado, outros cientistas estudavam IOT e mais distantes ainda outros loucos pensavam em modificar o Gnoma, mas hoje, o mais incrível é que temos tudo isso conectado. Temos gente discutindo e criando aplicações de GMOs que possam ser utilizadas por IOT e que utilizarão AI por exemplo. Imagine o campo de possibilidades para esta loucura toda, e imagina tudo isso ainda em uma rede descentralizada como a Blockchain. Loucura demais !!!!

Sendo assim, o campo expandindo demais, acabamos ficando receosos de ficar pra trás.

Como assim? Isso tudo evoluindo mas na prática, no dia a dia da minha empresa, eu ainda estou usando aquele software ERP antigo para gerenciar meu fluxo de caixa, o que vai ser de mim, da minha empresa, dos meus filhos quando isso tudo chegar de uma única vez? Como irei me adaptar ? Será que estou percebendo mesmo toda a evolução ? Como acompanhar e não ficar pra trás ? Tudo isso gera naturalmente uma ansiedade enorme, e nos dá essa sensação de FOMO.

Os sintomas muitas vezes são naturais; ahhh isso nunca vai acontecer !!!!, isso é coisa de filme ….; somente quando meus netos estiverem da minha idade é que chegaremos a isto …… Alguns casos tem sido de ódio pela tecnologia, outros são a descrença total e sempre duvidando da evolução, mas quando estamos com esses sintomas e paramos e olhamos que hoje temos no bolso um pequeno aparelho que quase resolve a nossa vida, pois acessa banco, pede carro, pede comida, me acorda, baixo minhas correspondencias, pode analisar minha saúde física ….. e esse aparelho só tem 10 anos …. daí percebemos que talvez as coisas não estejam tão distantes ou tão irreais quanto queremos que fosse.

Tenho uma boa e uma má notícia, porém depende de seu ponto de vista : isso só vai evoluir, não tem jeito. O mundo já não parava, e agora não irá mais parar. A evolução agora é exponencial, não mais linear, como fomos educados a pensar. Pensavamos sempre 2+2+2+2 e assim tinhamos uma progressão aritimética. Porem a computação hoje está fazendo com que tudo aconteça exponencialmente 2x4x8x16 e daí por diante. Imagina quando a computação quântica se tornar real ?

Então, não tem jeito, o único jeito é tentar entrar no jogo, porém não é fácil, de FOMO já sofremos, mas como lidar com isso ? Tenho pensado muito a este respeito e a como conter também minha ansiedade, e a melhor delas até agora foi tentar mudar meu pensamento de linear para exponencial. Primeiro entender que não irei acompanhar tudo, isso não é humanamente possível, e de outro lado é pensar de forma exponencial, olhar para o seu redor, olhar para os negócios, para as empresas e principalmente para os problemas, como resolver esse problema exponencialmente ?

Técnicas como Design Thinking, Design Sprint, Growth Hacking, ajudam demais a transformar o nosso dia a dia de linear para exponencial, mas de nada adiantará se você não colocar o seu pensamento para tentar ser usado de forma exponencial, essa ao meu ver, é a melhor forma de lidarmos com tudo que está acontecendo e sem que voce sinta que está ficando para trás e sem também que você se sacrifique e não viva.

Exponential Thinking, leiam o livro do Peter Diamonds da Singularity University e depois talvez possamos nos livrar do FOMO e aproveitar o JOMO (enjoy for missing out)

 

Leave a comment

User registration

Reset Password